sábado, 29 de agosto de 2009

Linz e a Segunda Guerra Mundial

Cheguei ontem na cidade de Linz, Áustria, para participar de uma conferência a partir de segunda-feira. Passeando pela cidade, resolvi ir até o centro de informações turísticas, que fica na praça central (Hauptplatz). Chegando lá, encontrei um planfleto que descreve prédios históricos da Segunda Guerra Mundial localizados perto de estações da linha 1 do tramway (metrô de superfície). Fiz o trajeto a pé para visitar cada um dos lugares, porém não entrei em nenhum deles. A maioria viraram lojas ou estão abandonados. Para lembrar o que representou cada local, um texto em alemão, pintado na própria calçada, encontra-se disponível para o turista. Estou postando algumas fotos a seguir.

Dentre os prédios que visitei, destaco a escola secundária onde Adolf Hitler estudou, de 1900 até 1904. Ela fica na rua Steingasse 6. Lembrando que, em 1904, Hitler mudou para a escola primária de Steyr, a qual ele deixou aos 16 anos sem nenhum certificado. Atualmente, o prédio está abandonado e, exceto pelo nome da escola, não há mais nada que indique que Hitler estudou ali.


Outro prédio que visitei está localizado na avenida principal da cidade (Landstraße 12). Em 1901, funcionava no local o consultório do Dr. Eduard Bloch, um judeu que era médico da mãe de Adolf Hitler (Klara Hitler). Após a anexação (Anschluss) da Áustria ao Terceiro Reich, Bloch enviou uma carta para Adolf Hitler pedindo ajuda. Seu pedido foi aceito e ele foi o único judeu em Linz a ficar sob proteção da Gestapo. Em 1940, Hitler permitiu que o médico fosse para os Estados Unidos com sua família.


No prédio abaixo, localizado na rua Bischofstraße 1, viveu Adolf Eichmann, responsável pela logística de extermínio de milhões de pessoas durante o Holocausto, em particular dos judeus, que foi chamada de "Solução Final" (Endlösung). Ele organizou a identificação e o transporte de pessoas para os diferentes campos de concentração, sendo por isso conhecido freqüentemente como o executor-chefe do Terceiro Reich. Linz possuía três campos de concentração: Linz I, Linz II e Linz III.
 

Nenhum comentário: